Meditação cristã no mosteiro em Campos do Jordão

Loading
loading..

Meditação cristã no mosteiro em Campos do Jordão

julho 11, 2016
Liane Alves
No Comments

Os nossos encontros semanais de meditação cristã acontecerão aqui na capela do Mosteiro São João, a casa-sede das monjas beneditinas em Campos do Jordão. É um lugar de muita paz e beleza, cheio de árvores e flores, cenário perfeito para essa oração silenciosa e contemplativa que nasceu entre os padres do deserto do Egito no século IV. A meditação cristã foi redescoberta na década de 70 por um monge beneditino inglês, John Main, que um dia se perguntou se não existiria uma prática meditativa dentro do cristianismo. Ele a encontrou, e hoje essa prática espiritual se espalha em muitas comunidades cristãs pelo mundo.

Main foi um diplomata inglês que viveu na Malásia nos anos 60. Lá foi apresentado à meditação por um mestre indiano. Como muitos de nós, praticou a meditação com a repetição de um mantra por vários anos, e com grandes resultados, sem saber se na tradição cristã havia algo parecido. Ao se tornar monge num mosteiro beneditino na Inglaterra, abandonou a prática por orientação de seu diretor espiritual. Mas algo nele reconhecia a importância fundamental dela no aprofundamento da vida espiritual do ser humano.

Foi a pedido de um jovem que perguntou para Jonh Main se não havia algo como a meditação dentro da tradição cristã que ele resolveu se debruçar sobre as orações que se faziam no passado. Ao ler um texto de João Cassiano, que viveu cerca de 400 anos depois de Cristo no Egito, o monge beneditino encontrou o que procurava com o nome de oração incessante ou contínua, ou oração do coração. Nela, se repete mentalmente uma palavra ou alguma frase sagrada em silêncio diversas vezes por dia. Exatamente como na meditação feita com o uso de um mantra. Mas se o método é o mesmo, o sentido místico é outro. A oração incessante nos conduz a estar silenciosamente com Deus, a fonte primordial de amor enraizada em nosso coração. De acordo com as tradições místicas do cristianismo, meditar é apenas se estar nesse estado contínuo de Presença e Amor. “O grande mistério da fé cristã reside no fato de que esse amor só pode ser encontrado nos seus corações se vocês entrarem no silêncio e na quietude, e se vocês conseguirem fazer desse amor o centro supremo de todo seu ser e de toda sua ação”, escreveu John Main. Esse Deus que é puro amor é chamado durante a meditação com a repetição de uma única palavra: Maranatha, que quer dizer Vinde, Senhor! É a última frase do Apocalipse, e um chamamento amoroso. 

Hoje a Comunidade Mundial de Meditação Cristã é presidida por Dom Laurence Freeman, discípulo direto de John Main. Tive a alegria de entrevistá-lo algumas vezes e ele é realmente um homem abrasado por Deus. Dom Laurence realiza retiros anuais no Brasil há 20 anos. 

 

 

Leituras, ensinamentos e instruções farão parte dos nossos encontros semanais, além de uma prática meditativa em silêncio por meia hora. No final, nos esperam as delícias feitas no mosteiro que podem ser compradas no quiosque do jardim: leite com chocolate com cupcakes de morango, broas de milho amanteigadas e crocantes, empadas, tortas…. Os beneditinos tem a sabedoria de aliar a alegria da alma com a do corpo, além da comida servir como fonte de trabalho e sustento para as monjas. Mais alguns dias, daremos as datas e horários.

Maiores informações: www.wccm.org.br e www.mosteirosaojoao.org.br

 

Deixe uma resposta

Layout mode
Predefined Skins
Custom Colors
Choose your skin color
Patterns Background
Images Background